Confira a avaliação do Nissan Sentra 2012

05-06-2011 14:12

 Sedã da marca japonesa atrai pelo preço, mas continua com poucas novidade

Guilber Hidaka

Nissan Sentra 2012: novidade exterior fica apenas por conta da cor branca perolizada

Com essa cor branca do Nissan Sentra 2012 não seria difícil ser confundido como taxista aqui em São Paulo. Tudo bem que a pintura do sedã da marca japonesa é discretamente perolizada ao contrário dos carros de frota da capital paulista, mas a comparação foi inevitável até com amigos e parentes. De qualquer forma, além dessa nova opção de cor, o sedã que chega a partir de R$ 54.990 recebeu apenas o sistema que dispensa chave para dar a partida como novidade. No caso da versão avaliada, a 2.0 S CVT, o preço sobe para R$ 64.290.

Fazia tempo que não dirigia um carro com câmbio CVT, do mesmo tipo que a Renault adotou no recém-lançado Fluence, difícil de ser encontrado nos modelos atuais. Nos primeiros quilômetros é estranho acelerar e notar que o ponteiro do contagiros quase não varia de posição. A vantagem é o conforto de não sentir trancos entre as trocas de marcha, mas para quem curte o prazer de dirigir é um pouco frustrante. Ainda mais quando não há opção de trocas seqüenciais, como a Audi chegou a oferecer no sedã A4. Por isso, logo fica claro que bom mesmo é aproveitar o sistema de som caprichado com entrada para iPod e pisar de leve no acelerador. Pelos números aferidos por Autoesporte, o Sentra CVT vai de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos. E retoma de 60 a 100 km/h em 6,6 segundos.

 

Guilber Hidaka

Traseira com lanternas cromadas é uma das características marcantes do sedã cuja geração atual foi lançada em 2007

 

O motor 2.0 flex de 143 cavalos tem 16 válvulas, mas responde bem em baixa rotação, ajudado pelo variador de fase do comando de válvulas. São 20,3 kgfm de torque a 4.800, mas a maior parte desta força (90%) já está disponível desde as primeiras marcações do contagiros (2.400 rpm). Em silêncio, a velocidade sobe de maneira constante. E a suspensão se mostra bem equilibrada, mantendo boa estabilidade sem comprometer o conforto. No piso esburacado das ruas de São Paulo, o sedã mexicano não mostrou sinais de franqueza, sem batidas secas. No cômputo geral, o Nissan é bem acertado, até mesmo a direção com assistência elétrica consegue ser mais comunicativa que a quase anestesiada do primo Mégane.

 

 

Guilber Hidaka

Interior tem bom acabamento e se destaca pelo bom sistema de som com controles no volante e pelo amplo espaço

 Os problemas do Sentra começam com o consumo com etanol. Com taxa de compressão mais baixa do que poderia ter (9,7: 1), consegue fazer apenas 5,6 km/l na cidade e 9 km/l na estrada. Além disso, o visual está quase sem mudanças desde 2007. Exceto pelos retoques na grade dianteira e pela troca dos retrovisores fixos inspirados nos do esportivo 350Z pelos dobráveis (e com desenho sem graça), o carro é o mesmo há cinco anos.

Outro ponto negativo é que falta regulagem de profundidade do volante. Mas apesar de ser mais curto que a maioria dos concorrentes, tem boa distância entre-eixos (2,69 metros, ante 2.60 m do Corolla), o que contribui com o espaço interno. Entretanto, apesar do porta-malas de 442 litros não ser dos maiores é o único que vem com divisória para dividir ou ocultar parte da bagagem.

 

Guilber Hidaka

À esquerda, o porta-malas com a divisória retrátil que serve para separar ou ocultar parte da bagagem

E a tal chave inteligente? Bem, no dia a dia, o novo recurso se mostrou pouco prático. Seria melhor adotar a partida por botão e chave do tipo cartão, mais fácil de ser guardada e com um encaixe no painel, o que fez falta no caso do sistema do Sentra. O jeito foi deixar a chave solta no porta-copos (curiosamente regulável conforme o tamanho do copo que estiver sendo usado). Se a chave estiver no bolso e você se distanciar do carro com as portas abertas, começa a soar um sinal de advertência e a piscar uma luz no painel, útil, mas incômodo não? Conclusão: não encontrei muita vantagem nesse sistema I-KEY. Se fosse opcional, dispensaria. Mas é de série nas versões S e SL e não disponível na básica.

 

 Guilber Hidaka

Chave inteligente se mostrou pouco prática no dia a dia. Não conta com encaixe no interior do carro e tem formato convencional

 

 

 

 

 

 FONTE: Auto Esporte

 

 

 

Tópico: Confira a avaliação do Nissan Sentra 2012

Expectativa

Alberto 17-03-2012
Acabo de adquirir um Sentra MT, estou a mais de 2 meses olhando Cobalt e principalmente Versa, mas este nunca chega ao mercado. Imginei equipar o Versa com central multimídia e banco de couro, percebi que ficaria no custo do Sentra em sua versao de entrada, aproveitei um feirão da revenda e acabei fechando no Sentra que é muito mais carro que as opções focadas até então.
A concessionária me ofereceu emplacamento, e as 2 primeiras revisões gratuitas, além de aumentar a aferta em 2k no meu seminovo, um Logan 1.6 8v, carro que aliás estou há 5 anos tendo negociado agora o segundo veículo que tive no período, e depois de 95000 km rodados ao todo, média de 10,7km/l, o entrego considerando sua missão cumprida, muito bem cumprida. Estou ansioso para enfim receber e dirigir o Sentra, pelo que li até agora na internet me preocupa o valor de paças de reposição e sua disponibilidade caso necessite, ressalvando que a grande maioria dos comentários considera o carro robusto e confiável, isto claro na maioria, mas sempre tem os insatisfeitos... espero não ter acertado esta "sorte grande", note-se que em todos os carros de todas as marcas há sempre os insatisfeitos, se for olhar isso ao pé da letra vc acaba andando de jegue, que tambem não será unânimidade já que haverá quem prefira cavalos...

sentra

pedro 15-03-2012
to querendo comprar um sentra to com medo ,ou um i30

Re:sentra

pedro 03-04-2012
ecelente carro so provando para ver que e bom

Comentáro

Roberto 27-02-2012
Muito bom ler comentários positivos sobre o sentra, estava meio em dúvida, porém gostei muito do carro, e agora vou fechar amanhã!

COMENTARIO

JOSE NUNES 08-02-2012
EU TENHO UM SENTRA 2008 É SO O FILE
ELE É PRETO QUERO MUDAR POR UM BRANCO É LINDA E BOM UM CARRO DO GEITO QUE EU QUERIA , VALEU!

comprei um sentra SL 11/12

Kleber 03-02-2012
com gasolina estou fazendo 8,5KM com 1litro acho muito bom para um carro 2.0 que esta amaciando e que esta com 1.100Km, amaciado acredito fazer 10km é bom!

comprei um sentra 11/12

Kleber 03-02-2012
comprei um sentra em dezembro,com um certo receio,após ter reduzido a calibragem dos pneus, o que a concessionaria não fez! e que me levou a ter uma má avaliação do carro , o carro mudou, é otimo, estou muito satisfeito o sentra SL tem tudo e um pouco mais a um bom preço, valeu a pena

Essa reportagem não refleta a verdade

paulo 03-02-2012
Tenho um sentra é acho maravilhoso, estou há três anos com um e nunca tive nenhum problema mecânico, o carro é ótimo, sem dúvida o melhor sedã vendido no Brasil. Não tenho nada a reclamar do carro, pois vou trocar por outro de tão bom que é.

preço sentra

diogo 02-02-2012
Poxa... estou lendo bastante sobre o sentraq e estou quase comprando um. Espero não me arrepender . Tive corolla,santana.. pelo jeito o sentra supera geral. valeu...

Re:preço sentra

Daniel 21-03-2012
Perdi um sentra alagado na chuva e fiz test drive no corolla, civic, tucson e comprei outro sentra sl. Carro maravilhoso.

<< 2 | 3 | 4 | 5 | 6 >>

Novo comentário

Contatos